Alojamento: SAPO Blogs
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Notícias da Guarda e região | Reportagem | Crónicas | Entrevistas | Apontamentos | Registos
Em Sortelha vai decorrer a partir de hoje e até domingo, dia 22, mais um evento ‘Muralhas com História’. Na décima segunda edição do ‘Muralhas com História’ vão ser evocadas as vivências do reinado de D. Dinis, filho de D. Afonso III, que ascendeu ao trono de Portugal em 1279.
"D. Dinis é um dos responsáveis pela criação da nossa identidade nacional e pelo alvor da consciência de Portugal enquanto estado-nação. Durante o seu reinado, ele procurou reorganizar a administração interna, elaborando um conjunto de leis baseadas na realidade política, económica e social do país, marcando de forma inequívoca e permanente este território de fronteira." Refere uma nota informativa da Câmara Municipal do Sabugal.
"Destaca-se, para a região onde se localiza Sortelha, a redação do Tratado de Alcanizes, com o rei de Castela e Leão, Fernando IV, assinado a 12 de setembro de 1297, após um período de tensão e várias incursões militares de ambos os lados, que permitiu definitivamente determinar as fronteiras nacionais e resolveu vários focos de conflito entre os dois países. Esta viagem ao quotidiano medieval é complementada com recriação histórica, mercado medieval, acampamento militar, ofícios e vivências, cetraria e animais da quinta, ritmos medievais, animação infantil, artes circenses, torneios de armas a pé e a cavalo, jogos medievais e animação contínua ‘pera cá e pera lá’."
Este evento é organizado pelo Município do Sabugal, em parceria com as Aldeias Históricas, Junta de Freguesia de Sortelha e Associações Locais. A pulseira de acesso ao evento tem um custo de 2 euros, sendo gratuita para crianças até aos 12 anos (inclusive), desde que acompanhadas por um adulto. Esta pode ser adquirida online, aqui, e nos diversos pontos de venda associados, ou durante o evento, na bilheteira local.
Os interessados podem obter mais informações neste sítio.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.