O foco desta exposição de Jorge Bacelar centra-se nos homens e mulheres do mundo rural que, nos dias de hoje, ainda dedicam as suas vidas a cultivar a terra e a tratar do gado.
Profundo conhecedor deste mundo onde convive com pessoas que muito admira, encontrou na fotografia uma forma de enaltecer e perpetuar a imagem dos agricultores, com quem tem uma relação familiar, de grande amizade e respeito.
Sem iluminação e sem artifícios, usa a sua lente – a proximidade com as pessoas – para obter as imagens, num cenário tão realista quanto o possível. “Além do rosto, tento captar as mãos, porque elas também falam e contam muito sobre as pessoas, e também o fruto do seu trabalho e os animais com os quais eles convivem diariamente”. Referiu algures que “é neste ambiente que eu encontro a luz que quero, que tenho as pessoas que eu sinto como família”. As imagens expostas mostram uma obra de rara e de singela beleza captada por um olhar único, pleno de humanismo, em permanente e fraterno diálogo com os retratados.
Esta é a forma encontrada pelo autor não só para os homenagear como de dar voz, visibilidade e retirar do anonimato os homens e mulheres simples que teimam em permanecer no campo. Jorge Bacelar nasceu em Figueira de Castelo Rodrigo. É médico veterinário há mais de 20 anos, exercendo a sua profissão na região de Aveiro. Despertou para a fotografia há oito anos. Começou pelas paisagens e depois mergulhou no mundo rural, fotografando a gente que vive da terra, no seu próprio meio, principalmente oriunda da Murtosa, de Estarreja, de Albergaria-a-Velha e de Figueira de Castelo Rodrigo.
Rostos, expressões e poses, com os animais e os produtos da terra a completarem o retrato. Pessoas que já o conhecem por causa do seu trabalho como médico veterinário, facilitando e confiando na sua missão de fotografar: “Gostam do resultado final, sentem-se felizes ao ver as fotos”. Tem recebido importantes prémios e distinções pelo seu trabalho fotográfico, destacando-se, entre muitos outros: Nomination Award HPA 2015, World Photographic Cup 2016, Documentary Award HPA 2017, Concurso Transversalidades 2017, Singapura Photo Cup 2017, Photographic Society of America 2017, Travel Photographer of the Year 2020.
Fonte e foto: Museu da Guarda/CMG