Alojamento: SAPO Blogs
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Notícias da Guarda e região | Reportagem | Crónicas | Entrevistas | Apontamentos | Registos
O Rotary Club da Guarda vai promover nesta cidade, no próximo dia 7 de junho, pelas 12h30, num, um almoço/debate dedicado ao tema “O Poder do Associativismo na Região da Guarda”.
Este evento reúne várias associações do distrito, com o objetivo claro de debater e valorizar o papel do associativismo na construção de comunidades participativas, mais coesas e resilientes. “Num tempo em que os desafios sociais e económicos são cada vez mais complexos, as associações desempenham um papel essencial na resposta às necessidades das populações. Combatem o isolamento, promovem o convívio entre gerações e preservam tradições e memórias comunitárias.” Refere uma nota informativa do Rotary Club da Guarda.
Acrescenta, depois, que as associações “são também espaços de participação cívica e voluntariado, oferecem apoio social e dinamizam atividades culturais, educativas e desportivas. Além disso, contribuem para a economia local ao promoverem produtos regionais e atrair visitantes.”
O Rotary Club da Guarda pretende que esta iniciativa seja mais do que uma simples partilha de experiências, procurando assegurar “um encontro de diálogo e de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por algumas associações. Pretende-se também fomentar parcerias e reforçar o sentimento de pertença a um esforço coletivo.” Neste encontro, cinco associações do distrito da Guarda vão apresentar os seus projetos e perspetivas. Serão abordadas diversas temáticas, da cooperação interassociativa à valorização do voluntariado, da formação ao fortalecimento da participação cívica, da preservação do património à inovação e sustentabilidade.
Este almoço/debate incluirá a homenagem a uma jovem residente numa Casa de Acolhimento da região, “cujo percurso de superação, envolvimento cívico e generosidade é digno de reconhecimento. Esta jovem representa tantos outros que, longe dos holofotes, enfrentam a vida com coragem e esperança.”
A participação nesta aticidade é aberta a todos os interessados, mediante inscrição até ao dia 5 de junho.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.