Alojamento: SAPO Blogs
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Notícias da Guarda e região | Reportagem | Crónicas | Entrevistas | Apontamentos | Registos
No decorrer do mês de Fevereiro a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (Guarda) vai lembrar a vida e a obra de José Augusto de Castro, jornalista, poeta, comerciante e funcionário público. Autor que na Guarda do início do Século XX desempenhou um papel fundamental na luta e defesa dos ideais republicanos antes e depois da implantação da República.
José Augusto de Castro nasceu em 1862 na Prova, concelho da Meda, mas cedo parte para o Porto à procura de emprego. Ainda jovem emigra para o Brasil, onde inicia a sua atividade jornalística, já marcado com as ideias, então em voga, da defesa de causas sociais e políticas, nomeadamente as do republicanismo.
Regressa à Guarda por motivos de saúde, à procura da cura para a tuberculose de que padecia.
Em 1906 fundou o jornal O Combate, defensor da Ideia Republicana em Portugal, ainda sob o regime monárquico, o qual será um palatino do ideal que defende, combatendo ferozmente os opositores políticos e a própria Igreja Católica.
Entre outros, publicou Os rebeldes, O inimigo, Terra sagrada: Guarda e Civilização e Hipocrisia.
A pretexto deste destaque, a BMEL programou para fevereiro três conferências, nas quais serão tratados os temas O jornal O Combate e a defesa do intervencionismo republicano na Guarda por José Luís Lima Garcia, no dia 16, às 18h00, O periodismo no tempo de José Augusto de Castro por Regina Gouveia, dia 24, às 18h00, e por fim, no dia 29, às 18h00, O jornalismo no século XXI: desafios e oportunidades por João Canavilhas.
Para além das conferências, a BMEL concebeu e produziu a exposição biobibliográfica José Augusto de Castro: uma vida de combate, onde são abordados aspetos da vida e obra do autor, a sua relação com a Igreja e com Deus e a sua vida de combate. A mostra é constituída por vários painéis, obras editadas, objetos pessoais, livros inéditos e manuscritos, e estará patente ao público de 4 de fevereiro a 26 de março,
Serão realizadas visitas guiadas à referida exposição, para alunos do 3º CEB e Secundário, com o objetivo de dar a conhecer mais profundamente a vida e a obra do referido autor guardense.
Fonte: BMEL
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.