Alojamento: SAPO Blogs
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Notícias da Guarda e região | Reportagem | Crónicas | Entrevistas | Apontamentos | Registos

Em Maçainhas (Guarda) termina hoje, 3 de setembro, o Festival do Cobertor de Papa, organizado pela Associação Genuíno Cobertor de Papa, em colaboração com a autarquia guardense, Junta de Freguesia e associações culturais. A iniciativa ocorre no âmbito dos Festivais de Cultura Popular do Município da Guarda.
Este Festival do Cobertor de Papa pretende divulgar e salvaguardar aquele produto através de um programa que integra debates, ateliers, exposições, mostra de artes e ofícios e música tradicional.
A Associação Genuíno Cobertor de Papa, constituída legalmente no ano de 2018 e com sede em Maçainhas de Baixo, tem como objetivo produzir o autêntico cobertor de papa e garantir a sua autenticidade.
O cobertor de papa é uma manta tradicional da Serra da Estrela, sendo produzida a partir da lã churra, proveniente das ovelhas autóctones (ovelha mondegueira) tratada e tecida em teares artesanais, segundo métodos tradicionais, “que fazem dele um produto de autenticidade reconhecida, desde a matéria-prima, técnicas de manufatura e cores e desenhos, fiel às tradições e à cultura popular.”
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.