Alojamento: SAPO Blogs
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Notícias da Guarda e região | Reportagem | Crónicas | Entrevistas | Apontamentos | Registos
Na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPG, em Seia, teve ontem lugar a assinatura de Memorandum, entre os 9 municípios da Serra da Estrela e o Instituto Politécnico da Guarda, com vista à prossecução de uma candidatura para a classificação da Serra da Estrela a Geopark Global da UNESCO.
Este Memorandum, como foi salientado constituiu os primeiros alicerces daquilo que virá a ser um novo paradigma para o desenvolvimento deste território.
No ano em que se comemoram os 70 anos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Rede Global de Geoparques ganha um novo impulso, com a sua integração enquanto programa científico da UNESCO, aprovado a 10 de novembro.
Os Geoparques Globais da UNESCO, assim designados, constituem um novo conceito de territorialidade onde o Património Geológico de exceção é a base de uma estratégia que promove o bem-estar das populações, mantendo o máximo respeito pelo ambiente, apresentando como premissas a educação, o turismo e o desenvolvimento comunitário.
O Geopark Estrela, com mais de 2 mil quilómetros quadrados e aproximadamente 170 mil habitantes, engloba uma área que inclui os municípios de Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia, mais do que uma classificação a território da UNESCO, consagrará a Serra da Estrela como território de Educação, Ciência e Cultura.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.