Alojamento: SAPO Blogs
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Notícias da Guarda e região | Reportagem | Crónicas | Entrevistas | Apontamentos | Registos
Hoje é assinalado o Dia Mundial do Rádio.
Recorde-se que esta data foi proclamada em 2011 pelos Estados-membros da UNESCO e adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2012, como Dia Mundial da Rádio.
A UNESCO escolheu para celebração desta data o tema “O Rádio e as Alterações Climáticas”, considerando que numa “era marcada pela velocidade vertiginosa da inovação tecnológica o rádio está a entrar no segundo século de serviço como um dos meios de comunicação mais confiáveis e amplamente utilizados no mundo.”
Como todos sabemos, por todos os continentes se têm verificado inquestionáveis cenários de alterações climáticas, com as mais diversas e trágicas consequências. Os casos mais recentes confirmam esta afirmação e apontam, claramente, para uma preocupante realidade da qual não nos podemos alhear, coletiva e individualmente.
Neste dia, a UNESCO deixa o desafio para se dar maior enfâse aos factos que evidenciam as constantes manifestações das alterações climáticas, e também para uma reflexão e enriquecimento das fontes de informação sobre a temática.
É também pertinente a anotação que a UNESCO faz a propósito da definição, para as emissoras, de um plano de emergência climática. Esse plano “deve incluir mapeamento pré-preparado de áreas de risco; listas de contato de especialistas e autoridades para vários cenários de desastres; rotinas de resposta; instruções de segurança específicas para cada desastre natural”.
Acrescenta que ele também deve prever a manutenção de equipamentos necessárias para cenários de emergência para garantir fácil acesso a kits de sobrevivência e geradores para cortes de energia prolongados.
No texto divulgado sobre o Dia Mundial da Rádio, é reconhecido o papel essencial e o poder dos jornalistas e emissoras de exporem a desinformação climática, promoverem o diálogo informado e aumentarem a conscientização ambiental; através da produção de informações precisas e confiáveis.
Assinalar este dia e debater a temática proposta é assumirmos um verdadeiro compromisso com o futuro do nosso planeta, com o nosso futuro.
O Rádio não pode ficar indiferente.
Hélder Sequeira
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.