Alojamento: SAPO Blogs
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Notícias da Guarda e região | Reportagem | Crónicas | Entrevistas | Apontamentos | Registos
No próximo dia 1 de Março vai ter lugar em Aldeia do Bispo (Sabugal) o V Capítulo da Confraria do Bucho Raiano, com cerimónia de entronização e atribuição de títulos de confrades Honorários
O evento terá lugar no Pavilhão do Lar de Santo Antão, na referida freguesia.
A cerimónia contará com a presença de D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, que se dirigirá ao Capítulo destacando a importância das Confrarias e finalizando com a benção das insígnias dos 23 novos confreiras e confrades da Confraria do Bucho Raiano.
O Professor de História da Universidade Católica, Adérito Tavares, natural de Aldeia do Bispo, proferirá a Oração de Sapiência sobre Irmandades, Misericórdias, Confrarias e Gastronomia tradicional da região raiana.
O discurso de encerramento do Capítulo estará a cargo do Dr. Nuno Vieira e Brito, Secretário de Estado da Alimentação.
As confreiras e confrades das confrarias gastronómicas convidadas e todos os demais participantes vão concentrar-se a partir das dez horas no Pavilhão do Lar de Santo Antão, onde decorrerá uma recepção de boas-vindas.
O início do V Capítulo está marcado para as 11 horas no Pavilhão do Lar, com um momento musical a cargo do Grupo de Concertinas da Sequeira - Pux'oFole.
O grão-mestre capitular da Confraria do Bucho Raiano estará acompanhado na Mesa Capitular pelo Chanceler (presidente da direcção), Vedor-Mor (presidente do Conselho Fiscal), pelos representantes das confrarias madrinhas (Confraria do Queijo Serra da Estrela e Confraria da Chanfana) e pelo representante da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e convidará de seguida os novos confrades a fazer o juramento da Confraria.
A seguir a Chancelaria dará conta da homenagem com a atribuição do título de Confrades de Honra a quatro personalidades sabugalenses pelo seu papel na sociedade portuguesa e em prol da gastronomia da região.
Após a cerimónia os elementos das confrarias presentes efectuarão um desfile pelas ruas de Aldeia do Bispo para uma recepção e Porto de Honra, na Junta de Freguesia de Aldeia do Bispo e regresso ao Pavilhão do Lar de Santo Antão onde será servido o almoço do bucho, acompanhado por vinho oficial «doispontocinco».
A tradição
Após a matança do porco cortam-se para um barranhão pedaços de carne, que ficam em vinha-d’alhos durante três dias. Enchem-se depois os buchos, que são colocados no fumeiro.
O bucho come-se em família ou numa roda de amigos. Respeitando o receituário antigo, deve ser cozido durante três horas numa panela de ferro, em lume brando, envolto num pano de linho. Vai à mesa com grelos de nabo e batata cozida, acompanhado por um bom vinho tinto da região.
Dar a conhecer o bucho e a demais gastronomia da região é o grande objectivo da Confraria do Bucho Raiano.
Fonte: Confraria do Bucho Raiano
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.