Alojamento: SAPO Blogs
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Notícias da Guarda e região | Reportagem | Crónicas | Entrevistas | Apontamentos | Registos
No Hospital Sousa Martins foi apresentado, recentemente, o BabyCare, um novo sistema implementado na Neonatologia do HSM que resulta de uma parceria entre a ULS da Guarda e a Fundação PT.
Trata-se, como foi esclarecido, de uma solução complementar à visita na Maternidade que permite aos pais de bebés prematuros ou que necessitem de cuidados especiais, internados em unidades hospitalares, acompanharem os filhos a partir de casa, ou de qualquer outro lugar com acesso Internet, a qualquer hora do dia.
No contexto da Unidade Local de Saúde da Guarda, são abrangidos por este projeto da Fundação PT o Hospital Sousa Martins, o Hospital de Nossa Senhora da Assunção e todos os Centros de Saúde da região, que abrangem cerca 150 mil pessoas, numa zona onde se registam, em média, 600 nascimentos por ano.
O Babycare, refira-se, é um sistema inovador dentro e fora do país. Cada incubadora, integrada neste sistema, inclui uma pequena câmara de vídeo ligada a um servidor. Para acederem ao sistema os pais necessitam de uma password fornecida pela unidade hospitalar.
O Babycare é apoiado pela Fundação PT através da disponibilização dos equipamentos indispensáveis ao sistema, que está também disponível na Maternidade Dr. Alfredo da Costa (Lisboa), Maternidade Júlio Dinis (Porto), Hospital Divino Espírito Santo (Ponta Delgada), Hospital Amadora Sintra, entre outras unidades hospitalares.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.