Alojamento: SAPO Blogs
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Notícias da Guarda e região | Reportagem | Crónicas | Entrevistas | Apontamentos | Registos
O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) vão promover nos próximos dias 8 e 9 de fevereiro de 2020 o IX Workdhop de Aves Invernantes da Serrra da Estrela.
Para os os organizadores desta iniciativa "a região da serra da Estrela representa um dos melhores locais em Portugal para observar algumas espécies de aves invernantes que noutras regiões do país são relativamente raras. Se a altitudes baixas a diversidade de aves durante o Inverno não é muito diferente da que se pode encontrar noutras zonas do país, nas zonas mais elevadas e com maiores adversidades, ocorrem espécies que estão bem adaptadas ao clima frio e à neve, como a ferreirinha-alpina e a escrevedeira-das-neves. Além destas, é possível observar o Melro-de-colar, o dom-fafe, o lugre, a petinha-ribeirinha, o tordo-zornal, o Tordo-ruivo, entre outras espécies quer residentes na região quer exclusivamente invernantes."
Deste modo, pretende-se dar a conhecer as particularidades das migrações e das adaptações ao frio e à neve e dar a conhecer alguns dos melhores locais na serra da Estrela para observar as aves invernantes. Por outro lado o curso tem por objetivo incrementar o interesse e a sensibilidade pela observação regular de aves e pela conservação da avifauna e da natureza em Portugal.
O curso destina-se essencialmente a pessoas interessadas em conhecer as aves invernantes e as suas particularidades, a alunos de Biologia e de outras ciências naturais que pretendam obter formação nesta temática e a quem pretende conhecer os locais e as aves a observar no Inverno na região da serra da Estrela.
Os interessados podem obter mais informações aqui.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.