Alojamento: SAPO Blogs
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Notícias da Guarda e região | Reportagem | Crónicas | Entrevistas | Apontamentos | Registos
No auditório da Associação Académica da Guarda, no campus do IPG, vai ter lugar amanhã, dia 25 de novembro, pelas 20H30, a apresentação do livro “A ciência da Arbitragem em Portugal”.
Esta obra, editada pela Federação Portuguesa de Futebol, reúne 20 investigações científicas que tiveram como objeto de estudo a arbitragem no Futebol.
O livro aborda vários temas referentes à arbitragem, desde a tomada de decisão, a fisiologia, o treino, a eficácia nas decisões durante um jogo, até à psicologia e sociologia do desporto.
Esta iniciativa insere-se no âmbito do III ciclo de Tertúlias sobre o Desporto, promovido pela Unidade Técnico-Científica (UTC) de Desporto e Expressões da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD). Do programa constam diversas comunicações, proferidas por António Montiel (Coordenador Pedagógico da Academia de Arbitragem da FPF) e João Pina (Coordenador Técnico da referida Academia), editores da obra; António Barbosa e Hugo Sarmento.
Deve salientar-se o facto de dois capítulos do livro serem da autoria de António Barbosa, doutorado em Ciências do Desporto e docente do curso de Desporto do IPG.
Esta obra procura dar respostas a inúmeras questões técnicas que são frequentemente colocadas no domínio da arbitragem. Além desta temática serão apresentadas por Pedro Esteves (doutorado em Ciências do Desporto e docente do IPG) as virtualidades do sistema eye-tracking para o treino e investigação na arbitragem.
No final dos trabalhos está previsto um debate, aberto às intervenções dos participantes, moderado por Carlos Sacadura, docente da disciplina de Futebol na ESECD.
O Coordenador da UTC de Desporto e Expressões, Nuno Serra, depois de se congratular com mais esta iniciativa e com o elevado número de inscritos (superiores a 100), enalteceu a importância, para o curso de licenciatura e mestrado, da aquisição de um sistema de eye-tracking móvel de última geração. No seu entender, esta tecnologia permite identificar as zonas do campo mais focadas por um árbitro e estudar os padrões de fixação visual mais frequentes em situações de treino e competição.
Fonte: UTC/DE/IPG
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.