Alojamento: SAPO Blogs
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Notícias da Guarda e região | Reportagem | Crónicas | Entrevistas | Apontamentos | Registos
A Câmara Municipal da Guarda promove, em conjunto com o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque e o Agrupamento de Escolas da Sé, entre Outubro de 2015 e Junho de 2016, a segunda edição do Projeto “A Terra da Escrita”, que visa a promoção do livro e da leitura na Guarda.
Trata-se de uma iniciativa de divulgação e promoção de escritores locais (concelho e distrito da Guarda) e das suas obras, a desenvolver nas escolas do Concelho da Guarda. Adriano Vasco Rodrigues (autor de importantes obras nas áreas da Arqueologia e da História), José Augusto de Castro (Fundador do jornal “O Combate” e acérrimo defensor dos ideais republicanos) e Jorge Carvalheira (autor contemporâneo nascido no distrito) são os autores em destaque no presente ano letivo.
A edição deste ano de “A Terra da Escrita” comportará um variado número de iniciativas, nomeadamente conferências, tertúlias, encontros com o autor, exposições, visitas, um percurso fotográfico literário, criação de trabalhos artísticos com base nas obras dos autores, edição de um livro, oficinas de papel, de encadernação, de animação tipográfica, de ilustração e de escrita. As ações destinam-se a alunos do pré-escolar ao secundário, professores, público em geral e utilizadores da BMEL e estima-se que envolvam cerca de 4 000 participantes.
O projeto “A Terra da Escrita”, liderado pela Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, tem como principais objetivos: tornar conhecida da comunidade escolar do nosso concelho a obra de autores ligados à Guarda por nascimento ou pelos afetos; sensibilizar alunos e professores para a importância do trabalho literário dos autores locais; desenvolver, junto dos alunos, laços de identificação com a vida e obra de autores da Guarda ou que escreveram sobre a nossa terra; fomentar o sentido de pertença à comunidade da Guarda, através da língua e da literatura; estimular o espírito crítico em relação ao trabalho criativo de autores conterrâneos; dar oportunidade aos alunos de participarem em várias iniciativas que apelam à criatividade, a partir da obra de autores do distrito. Esta iniciativa faz parte do “Plano Municipal de Educação” da Câmara Municipal da Guarda. (fonte: BMEL)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.