Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Um vasto campo de estudo

por Correio da Guarda, em 05.09.18

Rua da Guarda - Foto Helder Sequeira.jpg

 

     Na Guarda, ao longo dos últimos anos, tem sido incrementado o debate sobre questões toponímicas, com particular incidência nesta cidade.

    O Fórum sobre Toponímia, que no próximo mês de Outubro terá nova edição, acentuou, desde o início, o muito que há a fazer no âmbito desta temática, bem como a diversidade de estudos por ela suscitados; teve, aliás, consequências práticas através do lançamento de um concurso de toponímia e a escolha do modelo de novas placas, como é do conhecimento geral.

    A investigação em torno deste tema permite um enriquecimento cultural e o reforço da identidade citadina; por outro lado, não deixa de constitui uma atenção permanente perante situações que exigem uma adequada e correta intervenção.

    Independentemente das conjunturas políticas e sociais, devemos pugnar por uma Guarda da memória, contribuindo para que a cidade preserve a sua história, dignifique os seus valores, honre os seus pergaminhos e saiba construir pontes sólidas para o futuro, fidelizando paixões, conquistando novos visitantes.

   As cidades são como os homens; têm ou não carácter – e a tê-lo importa preservá-lo”, como escreveu Eugénio de Andrade. A Guarda é muito mais que o património edificado; é memória, é somatório de vidas, experiências, é (deve ser) um pulsar coletivo.

    É imperativo de consciência e cidadania assumir-se uma consciência critica, uma intervenção constante em prol do nosso espaço geográfico e afetivo, espaço de vivências. “O passado é, por definição, um dado que coisa alguma pode modificar. Mas o conhecimento do passado é coisa em progresso, que ininterruptamente se transforma e se aperfeiçoa” e, como acrescentava Marc Bloch, “a incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado”...

    Ao longo do tempo foram muitas as alterações toponímicas introduzidas na nossa cidade. Como escreveu Pinharanda Gomes, “na Guarda, e no decurso do nosso século [vinte], tem-se cometido, repetidas vezes, aleatórias modificações de toponímicos, dificultando ainda mais as tarefas dos que, por exemplo, dedicados a pesquisas arqueológicas, poderiam atacar desde logo o sítio exato, caso a memória do nome se mantivesse”.

    Um dos casos mais evidentes é a Rua Francisco de Passos que continua a ser designada, pela generalidade dos guardenses, como Rua Direita. O seu nome evoca o Governador Civil da Guarda que desempenhou funções entre 11 de Junho de 1926 e 25 de Agosto do ano seguinte. Esta rua, recorde-se, constituiu a principal ligação da urbe medieval, unindo a cidadela do Torreão (também conhecida por Torre Velha da fortaleza, edificada provavelmente no século XII) à Alcáçova existente junto às portas da Covilhã (na zona em frente da Escola de Santa Clara).

   As alterações toponímicas, como já aqui escrevemos noutra ocasião, poderiam ser minimizadas caso fosse inserida a anterior designação, como aliás acontece noutras cidades (e como está previsto nas normas relativas às futuras placas), sobretudo com um significativo passado histórico.

    “Restaurar é restituir. A restituição da toponímia é um ato de honestidade cultural, de devolução do património à comunidade, de abandono de opções adventícias, por vezes decorrentes das situações políticas, e, por fim, de entrega aos arqueólogos e aos historiadores, de uma nova fonte documental para historiografia a fazer”, tal como observou Pinharanda Gomes.

    A toponímia da Guarda é um vasto campo para estudo e investigação e pode levar-nos à (re)descoberta de múltiplas facetas do seu passado, validado por mais de oito séculos de história, enquanto urbe.

   É importante que sejam implementadas correções e suscitado o envolvimento dos cidadãos na salvaguarda destes “pontos de memória”. Saibamos assumir a nossa responsabilidade coletiva, privilegiando todos os contributos idóneos em favor dos reais e verdadeiros interesses da cidade, de modo a que não se apague o espírito e a magia da Guarda. (Helder Sequeira)

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:20

Jornadas de Fotografia na Guarda

por Correio da Guarda, em 09.08.18

II Jornadas de Fotografia - GUARDA.jpg

     O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e o Fotoclube da Guarda (FCG) vão promover, no próximo dia 13 de Outubro, as II Jornadas de Fotografia da Guarda.

    Esta iniciativa pretende evidenciar o papel da fotografia na sociedade contemporânea, divulgar trabalhos fotográficos incidentes sobre várias áreas, proporcionar um debate entre fotógrafos de vários níveis e todos quantos se dedicam à fotografia.

   As referidas jornadas se por um lado pretendem afirmar um eminente contributo formativo (e pedagógico), por outro procuram estabelecer/consolidar ligações com pessoas pertencentes ao mundo da fotografia (profissionais e amadores).

   O programa contempla temas como Fotografia de Paisagem, Documental, Fotografia de Viagem, Drones e Fotografia, Fotografia de Rua, Fotojornalismo, Edição Fotogáfica, entre outros.

   As inscrições são gratuitas (mas obrigatórias e limitadas à capacidade do auditório) e serão abertas brevemente, de acordo com informação disponibilizada pela comissão organizadora das Jornadas.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:18

Intervenção cirúrgica inovadora

por Correio da Guarda, em 08.08.18

     Joana Rei, uma jovem médica guardense, integrou a equipa que ontem, no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, procedeu a uma intervenção cirúrgica inovadora no panorama nacional.

Centro Hospitalar Gaia Espinho.jpg

     (Foto: Centro Hospitalar Gaia / Espinho)

 

    Tratou-se de uma "sleeve" lobectomia com reimplantação brônquica por Cirurgia Toracoscópica Uniportal, “num doente com neoplasia pulmonar central, após dois ciclos de quimioterapia neoadjuvante”.

    Como foi referido na página do Facebook daquela unidade hospitalar, esta operação ocorreu “exatamente 70 anos após a primeira Cirurgia Torácica realizada nesta Instituição, à época Sanatório Dom Manuel II, no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia”.

    Ainda de acordo com a informação veiculada na referida página, “ao fim de quatro anos e meio de prática de Cirurgia Toracoscópica Uniportal com ressecções anatómicas, demos mais um passo inovador a nível nacional, ao realizar a primeira reimplantação brônquica por toracoscopia, evitando desta forma uma possível Pneumectomia (remoção total do pulmão) ou realizar essa mesma reimplantação por via aberta, numa toracotomia póstero-lateral clássica, incisão da coluna ao esterno. A incisão nesta cirurgia foi de apenas 4 centímetros”.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:41

Cooperação com a Guiné Bissau

por Correio da Guarda, em 07.08.18

 

     O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e o Ministério da Educação, Ensino Superior, Juventude e Desporto da República da Guiné Bissau assinaram um protocolo de cooperação.

    O Ministério da Educação da Guiné foi representado pelo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República da Guiné-Bissau em Portugal, Hélder Jorge Lopes.

Assinatura de Protocolo  IPG - Guiné Bissau.jpg

 

    O presente protocolo de cooperação tem como objetivo ajudar a promover a formação e qualificação superior dos jovens da República da Guiné-Bissau, abrindo oportunidades de formação de ensino superior e profissional em Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas e Mestrados.

    O Ministério da Educação, Ensino Superior, Juventude, Cultura e Desporto da República da Guine Bissau responsabilizar-se-á pela recolha documental e encaminhamento, através da Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal, dos processos de candidatura dos estudantes ao IPG para o ingresso nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e nos ciclos de estudos de Licenciatura e de Mestrado.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:00

Muralhas com história

por Correio da Guarda, em 06.08.18

Muralhas com História.jpg

     A Câmara Municipal do Sabugal vai promover, de 21 a 13 de setembro, evento temático ‘Muralhas com História’, na aldeia histórica de Sortelha.

    De acordo com informação da Câmara Municipal do Sabugal, a edição deste ano "transportar-nos-á ao Reinado de D. Pedro I, O Justiceiro (1357-1367). O reinado deste rei foi curto, mas foram anos de paz e desenvolvimento, apesar de se ter confrontado com os efeitos devastadores da peste negra que provocara uma taxa de mortalidade elevadíssima verificando-se, entre outras, uma diminuição brutal de mão-de-obra para trabalhar os campos".

    A referida autarquia recorda que durante o reinado de D. Pedro I, "registou-se um novo surto, entre 1361 e 1366, sendo que, por este motivo, escasseavam os produtos nos mercados e feiras. Como se posicionaria Sortelha, neste contexto genérico? Certamente não seria estranha a todos os condicionalismos inerentes á sua condição de município de fronteira, enfrentando, como os restantes, as difíceis condições que condicionavam o seu desenvolvimento e manutenção da sua autonomia. As medidas padrão, localizadas no exterior da Porta Nova, lembram-nos a importância das feiras na vitalidade das vilas medievais. A elas acorria a população, com os excedentes dos produtos que a terra lhe dava, e artesãos e mercadores das mais diversas proveniências traziam produtos de regiões mais distantes."

    A viagem ao quotidiano medieval será complementada com mercado de época, tabernas, ofícios ao vivo, teatralizações contínuas, música ao vivo e espetáculos surpreendentes.

   A documentação necessária para candidatura encontra-se disponível no site do Município. Outras informações podem ser obtidas aqui

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:45

Cerco de Almeida

por Correio da Guarda, em 05.08.18

ALMEIDA.jpg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:44

Pôr do sol

por Correio da Guarda, em 04.08.18

Pôr do Sol - helder sequeira.jpg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:35

Futebol integrado: uma história de sucesso

por Correio da Guarda, em 03.08.18

Futebol Integrado - Meeting Berlin SL 018.jpg

 

        O projeto ERAMUS+, “Futebol Integrado: uma nova fronteira do desporto para todos” – em que o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) participou – foi recentemente reconhecido por um painel de especialistas da Direção Geral para a Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia.

     Após a sua conclusão, a avaliação realizada por este painel conferiu ao projeto o reconhecimento máximo, classificando-o como uma “história de sucesso”.

    De referir que esta classificação é atribuída a um número muito restrito de projetos, com base em critérios rigorosos de qualidade, relevância e resultados. Os projetos reconhecidos distinguem-se pelo seu impacto social e resultados inovadores, constituindo-se como modelo de boas práticas.

   O projeto foi liderado pelo Centro Sportivo Educativo Nazionale de Itália, em colaboração com instituições de vários países europeus (Alemanha, Bulgária, Eslováquia, Itália, Lituânia e Portugal).

   A representação portuguesa ficou a cargo do Instituto Politécnico da Guarda, através de uma equipa de docentes da Unidade Técnico-Científica de Desporto e Expressões. Este projeto teve como missão o desenvolvimento de um novo modelo de prática do futebol, valorizando todos os participantes de igual forma, independentemente do género e idade, sejam ou não portadores de deficiência.

    O Instituto Politécnico da Guarda colaborou na elaboração do regulamento específico e proporcionou à comunidade os primeiros cursos de formação de treinadores e árbitros desta nova modalidade.

    Ao longo desta experiência, realizada em estreita colaboração com a Associação ACTIVA (Associação Distrital de Desporto, Lazer e Cultura para Pessoas com Deficiência), o IPG conseguiu oferecer uma nova forma de vivenciar o desporto, proporcionado a verdadeira integração dos diferentes elementos da comunidade.

    Segundo a coordenadora do projeto, Carolina Vila-Chã (docente na ESECD/IPG), “nas várias atividades desenvolvidas registaram-se mais de 200 participações, demonstrando claramente que o Futebol Integrado pode contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva”.

    O projeto culminou com a criação de uma rede europeia dedicada ao Futebol Integrado, cabendo à ACTIVA, que nela tem assento, a prossecução dos objetivos de divulgação e desenvolvimento da modalidade em Portugal.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:16

Clube Sénior de Verão

por Correio da Guarda, em 02.08.18

 

     A Câmara Municipal do Sabugal está a desenvolver um novo projeto dirigido aos seniores daquele concelho.

     O objetivo é fomentar o envelhecimento ativo e saudável, "considerando a importância da ocupação dos tempos livres".

    Em funcionamento na Biblioteca Municipal, às terças e quintas-feiras à tarde, este Clube Sénior decorre até 30 de setembro e "permite aos participantes aprender, mas também ensinar, partilhando e desenvolvendo assim várias atividades lúdicas e artísticas".

 

     Fonte: CMS

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:50

Ciclistas na Guarda

por Correio da Guarda, em 01.08.18

 

Volta a Portugal - foto Helder Sequeira.JPG

 

     A Volta a Portugal em bicicleta vai passar pela cidade da Guarda no próximo domingo, 5 de Agosto.

    A partida da quinta etapa será, pelas 12h25, no Jardim José de Lemos, onde haverá animação a partir das 10 horas (o que implicará alguns condicionamentos no trânsito citadino).

  Esta etapa vai passar pela Via de Cintura Externa da Guarda (VICEG), rumando ao cruzamento de Maçainhas, seguindo-se a passagem pelos concelhos de Celorico da Beira, Gouveia, Seia, Manteigas e Covilhã.

   A chegada à meta, nas Penhas da Saúde, está prevista para as 17h00, após os ciclistas terem percorrido um total de 171 quilómetros.

   De referir que a Volta a Portugal se inicia hoje em Setúbal, terminando dia 12 em Fafe.

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:32


Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2011
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2010
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2009
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2008
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D

Contacto:

correiodaguarda@sapo.pt correio.da.guarda@gmail.com



Google +


Referenciar citações

Protected by Copyscape Website Copyright Protection