Alojamento: SAPO Blogs
Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Notícias da Guarda e região | Reportagem | Crónicas | Entrevistas | Apontamentos | Registos
Rogério Nabais, ex-presidente da Assembleia Municipal da Guarda (entre 1986 e 1993) faleceu hoje.
Natural de Valhelhas, Rogério Nabais foi (em 1998) Presidente do Conselho Geral do Hospital Sousa Martins, tendo sido mandatário da última candidatura de Mário Soares à Presidência da República, em 2006.
Exerceu funções de chefe de divisão do Departamento de Ação Social no Centro Regional de Segurança Social da Guarda.
A Câmara Municipal da Guarda – que, no passado ano lhe atribuiu a Medalha de Honra do Município/ Grau Ouro, aquando da comemoração do 25 de abril – determinou luto municipal, por três dias (27 a 29 de dezembro) como “expressão de justa homenagem” ao ex-autarca, “com correspondente colocação de Bandeira do Município a meia haste”.
Para o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, este gesto “visa enaltecer o “Cidadão Honorário”, que se notabilizou pela sua dedicação, pela sua afetividade e conduta para com o próximo, e em prol da causa pública, com espírito voluntarioso” conquistou granjeou, “a simpatia, a amizade e respeito dos guardenses.”
D. José Miguel Pereira é o novo Bispo da Guarda, sucedendo a D. Manuel Felício. A nomeação foi hoje anunciada pelo Papa e a ordenação episcopal terá lugar dia 16 de março, pelas 16 horas, na Sé Catedral da Guarda.
O novo prelado, com 53 anos de idade e uma sólida experiência pastoral no Patriarcado de Lisboa, sucede a D. Manuel Felício. A ordenação episcopal terá lugar no dia 16 de março, as 16h00, na nossa Sé Catedral.
De acordo com as notas biográficas publicadas no sítio da Diocese da Guarda, o Cónego José Miguel Barata Pereira nasceu em Lisboa a 7 de novembro de 1971.
Frequentou o Pré-Seminário de Lisboa e ingressou no Seminário de Almada, então pertencente ao Patriarcado de Lisboa, e depois no Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais, do Patriarcado de Lisboa. Frequentou a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, onde obteve a Licenciatura em Teologia, com uma tese intitulada “Ser Igreja, ser na Igreja – Do ser comunhão ao agir vocacional”.
Foi ordenado sacerdote a 29 de junho de 1996 para o clero do Patriarcado de Lisboa. Após a ordenação foi nomeado Prefeito do Seminário Menor de São José de Caparide, em Estoril (1996-1999).
Foi Vice-Reitor do Seminário Menor de Nossa Senhora da Graça, em Penafirme (1999-2007). Durante o mesmo período, exerceu o ministério pastoral como colaborador nas Paróquias vizinhas de Nossa Senhora da Luz, em A-dos-Cunhados, e São Miguel, em Vimeiro, pertencentes à Vigararia de Torres Vedras, da qual foi Vigário Forâneo (2006-2007). Foi também Membro eleito do Conselho Presbiteral (1996-1999; 2000-2003; 2009-2012); Professor de Educação Moral Religiosa Católica no Externato de Penafirme (2001-2007); Assistente do Núcleo do Oeste do Corpo Nacional de Escutas (2006-2007); Vice-Reitor do Seminário Maior Cristo Rei dos Olivais (2007-2011); Diretor do Pré-Seminário (2009-2012); Diretor do Setor de Animação Vocacional (2007-2017).
Atualmente é Reitor do Seminário Maior Cristo Rei dos Olivais (desde 2011); Secretário do Secretariado de Ação Pastoral (desde 2007); Responsável pela formação dos Candidatos ao Diaconado Permanente (desde 2007); Membro nato do Conselho Presbiteral (desde 2012); Membro nato do Conselho Pastoral Diocesano (desde 2012); Membro do Capítulo dos Cónegos da Sé Patriarcal (desde 2017).
O novo Bispo da Guarda expressou, na sua mensagem à Diocese, o desejo de caminhar em conjunto com a comunidade e convidou todos à oração mútua. “Rezemos uns pelos outros e todos pela nossa querida Igreja da Guarda. De olhos postos no Jubileu dos 2025 anos da Encarnação e do Natal de Jesus, vivamos o novo ano voltados para a Esperança!”.
Por seu turno, D. Manuel Felício, agora Administrador Apostólico da Diocese, saudou o seu sucessor afirmando que “este é um grande e bom presente de Natal para a nossa Diocese da Guarda. É com grande júbilo que nós o recebemos”
O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, destacou a dedicação e as qualidades pastorais do novo Bispo, assegurando que D. José Miguel Pereira será sempre considerado “um filho de Lisboa”.
Foto: Mário Reis
Esta fotografia do arqueólogo Mário Reis, ficou em segundo lugar numa seleção de 18 fotos que a National Geographic selecionou como as melhores imagens do ano de 2024.
Mário Reis é investigador do projeto LandCraft, financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia, acerca do painel nº1 do abrigo das Lapas Cabreiras.
De referir que este abrigo se localiza na área da Reserva da Faia Brava, uma zona protegida, dedicada à conservação da natureza e do património cultural.
No corrente mês é comemorado vigésimo sexto aniversário da inscrição dos sítios de arte rupestre do Côa na lista do Património Mundial,
“Unir duas paixões: o mundo motard e a causa animal” foi a ideia de Marta Inácio e Vasco de Jesus materializada no evento designado por “MotorPet - 2 rodas, 4 patas", realizado hoje, e também no dia 1 de dezembro, no Canil Municipal da Guarda. Uma proposta imediatamente apoiada por Paula Tracana, médica veterinária responsável pelo Canil Municipal da Guarda, e que teve igualmente a imediata adesão do Fotoclube da Guarda e dos estúdio fotográfico Love Stories, bem como de três treinadores caninos .
Um evento, com duas eições, pensado nas dezenas de animais que, no Canil Municipal, anseiam uma nova vida, que passa pela sensibilidade da comunidade local e regional, sobretudo numa época como a vivida atualmente, com maior ou menor brilho de luzes; até porque mais do que as palavras de incentivo e conforto nas redes sociais, importa o pragmatismo das atitudes e decisões, em prol de uma causa que deve unir todos os esforços e contributos.
No evento foram registadas centenas de fotos que a organização irá agora partilhar, como forma de sensibilizar as pessoas para a adoção destes animais, de várias raças, tamanhos; todos eles com um olhar triste, mas onde há um brilho de esperança no dia de amanhã...
As pessoas interessadas devem contatar o Canil Municipal da Guarda (horário de atendimento dias úteis: 9h00-15h00 ; Telf: 271 225 357 Telm: 962 202 426, email: canil@mun-guarda.pt )
No Foyer do Teatro Municipal da Guarda (TMG) está patente a exposição da edição de 2024 do "Transversalidades. Fotografias sem Fronteiras", promovida pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).
" A mostra renova os propósitos de recorrer ao valor documental, pedagógico e estético da imagem para promover a cooperação territorial, dar visibilidade aos territórios mais olvidados, valorizar as paisagens, as culturas e os patrimónios locais", como é referido numa informação divulgada pelo CEI.
Nesta exposição estão expostos os 18 portfolios premiados dos 4 temas do concurso: Património natural, paisagens e biodiversidade; Espaços rurais, agricultura e povoamento; Cidade e processos de urbanização e Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social.
Até ao próximo dia 7 de janeiro o Sabugal tem patente o seu tradicional Presépio, “que este ano se apresenta renovado e revestido de um simbolismo ímpar, enriquecido com diferentes conceitos que suscitam novas interpretações”, como sublinhou a autarquia sabugalense.
Esta nova edição do ‘Sabugal Presépio’ alia tradição e inovação num lugar que se “pretende de reflexão sobre a sociedade atual, a partir da nossa marca territorial”, em 1.500 m2 de um cenário que “balança entre realidade e utopia, envolto num ambiente natural abraçado por troncos centenários, em que linhas intemporais se cruzam e se assumem como porta de embarque para um mundo de incertezas”.
Foto: CM Sabugal
O presépio foi idealizado pelos trabalhadores da Câmara Municipal do Sabugal, em colaboração com a artista plástica Beatriz Rodrigues. A inauguração do ‘Sabugal Presépio’ ocorreu no passado sábado, abrindo um vasto programa de atividades para toda a família, iluminações e decorações alusivas à época, exposições temáticas, tradições únicas, concertos, mercadinho de Natal e outras iniciativas.
Este ano o Presépio regressou ao Largo da Fonte, na cidade do Sabugal, onde foi instalada uma pista de gelo ecológica e uma exposição de sensibilização ambiental de eco bonecos de neve criada por Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações e Comunidade Escolar.
De referir que neste período de atividades festivas a Câmara Municipal irá dar as boas-vindas a 2025 com espetáculos pirotécnicos nas cinco vilas medievais – Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior – e festejos de passagem de ano no Sabugal.
A Associação Move Beiras, juntamente com o Conservatório de Música de São José da Guarda, vai promover um Concerto de Natal, no próximo dia 15 de dezembro, na Igreja Matriz de Benespera. O concerto tem entrada gratuita.
Esta atuação complementa-se com apontamentos musicais (Ensemble de Acordeão) nas estações Ferroviárias da Guarda e da Benespera (Estação Natal) e a bordo do Intercidades 542.
“Nesta altura, cujo espírito natalício onde a união e espírito de comunidade prevalece, a Associação Move Beiras e o Conservatório da Guarda contam com a participação de todos”, refere uma nota informativa veiculada pela organização.
“A Iniciativa vem reforçar o trabalho em equipa e o lema da Associação Move Beiras: "Há linhas que nos unem e uma região que nos move!"
De referir que esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Guarda, Junta de Freguesia de Benespera, Associação Cultural e Recreativa de Benespera, Paróquia de Benespera, CP - Comboios de Portugal e IP - Infraestruturas de Portugal.
"De uma sombra a outra" é a peça de manuel a.domingos que estará em estreia nos dias 12, 13 e 14 de dezembro (pelas 21h30) no Teatro Municipal da Guarda.
Um jovem que ambiciona ser poeta procura libertar-se do seu mestre, um velho poeta recorda a vida boémia que levou e a figura do seu amante, um casal e as suas cartas trocadas num emaranhado de vozes onde emissor e recetor se confundem, um homem solitário. Em todos eles: a evidência da fragilidade humana, a procura constante por respostas em relação ao amor, morte, a perecibilidade de tudo.
“De uma sombra a outra” é composta a partir de excertos de cartas de Alberto Lacerda, António José Forte, António Lobo Antunes, Arthur Rimbaud, Franz Kafka, Ingeborg Bachmann, José Bação Leal, Mário Cesariny, Paul Celan, Paul Verlaine, Rainer Maria Rilke e Soldados Alemães em Estalinegrado.
A encenação da peça é de Dora Bernardo e a interpretação será protagonizada por Luciano Amarelo e Rafael Lopes. A produção desta peça é do Teatro Calafrio, estando a produção executiva a cargo de Alexandre Costa e Ana Pereira.
Foto: Alexandre Costa
“A censura na imprensa – o caso do Jornal do Fundão” é o tema da conversa que vai decorrer amanhã, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, Guarda.
Esta iniciativa é realizada no âmbito do ciclo sobre a censura em Portugal na literatura, na arte e na imprensa, contando amanhã com a participação de Suzana Cavaco (docente na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e membro do Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" e co-autora da obra"Media e Jornalismo em Tempos de Ditadura:Censura, Repressão e Resistência", editada em janeiro deste ano.
Intervirá ainda o Diretor do Jornal do Fundão, Nuno Francisco, docente na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior e Investigador no LabCom - Comunicação, Filosofia e Humanidades.
Esta atividade, integrada no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de abril, tem entrada livre.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.