por Correio da Guarda, em 23.06.09
A Câmara Municipal da Guarda vai promover hoje e amanhã, dia 24 de Junho, a recriação da Feira de São João do início do passado século, através de uma produção da Culturguarda.
Nesta recriação de um certame que marcou, ao longo de várias décadas, económica e socialmente a Guarda do século XX, o visitante poderá encontrar muitos dos produtos que eram tradicionalmente transaccionados na Feira de São, realizada anualmente a 24 de Junho; fruta, azeite, produtos hortícolas, manjericos, doces, compotas, enguias, vinho, frutos secos, feijão, brinquedos de madeira, biscoitos tradicionais, compotas e pão constituem algumas das muitas propostas que a recriação da feira vai apresentar.
Ao longo dos dias desta recriação, a animação do recinto – entre as 16 e as 24 horas – incluirá actuações diversificadas de meia em meia hora, com teatro, música, animação circense e teatro de robertos.
A tradicional fogueira com rosmaninho terá lugar na noite de São João, no decurso de um baile ao som do acordeão da etnomusicóloga Carla Nunes.
Recorde-se que a feira anual de São João, que ocorre no dia 24 de Junho na Guarda, foi criada em 1255 por carta régia de D. Afonso III; este documento estabelecia, como assinalou a historiadora Virgínia Rau, que “devia começar oito dias antes da festa de S. João Baptista e durar quinze dias. Todos os que viessem à feira com as suas mercadorias estariam seguros e isentos de penhora durante trinta dias”.