por Correio da Guarda, em 03.03.09
O Museu da Guarda está a promover uma exposição evocativa do poeta Augusto Gil no ano em que se assinala a passagem de 80 anos sobre a sua morte.
«Além da mobília de escritório do poeta e de alguns objectos pessoais, a exposição centra a sua atenção na imprensa escrita que tão amplamente divulga a morte do poeta, em Lisboa, no dia 26 de Fevereiro de 1929 e o seu funeral e transladação do corpo para a Guarda, cidade que ele tinha adoptado como sua terra natal», refere uma nota informativa do Museu da Guarda.
Esta exposição permite avaliar a dimensão do movimento público que de imediato se organizou com vista à construção na Guarda de um monumento público em homenagem ao autor da Balada da Neve.
Os documentos apresentados na exposição foram recolhidos e compilados pela família do poeta que posteriormente em 1980 os doou ao Museu da Guarda.
A exposição está patente desde o passado dia 26 de Fevereiro e terminará a 31 de Março. Pode ser visitada de Terça-feira a Domingo, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30.
De salientar que o museu organiza visitas comentadas à exposição para o público em geral, mediante marcação prévia, disponibilizando às escolas visitas guiadas com leituras encenadas de poemas do poeta.
A entrada é gratuita.