por Correio da Guarda, em 29.01.09
O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) vai participar, nos dias 4 e 5 de Fevereiro, na Conferência “Cooperação Transfronteiriça de Segunda Geração”, a ter lugar em Guimarães.
O CE, que tem a sua sede na Guarda, integrará um Painel de Exemplos de Boas Práticas de projectos financiadas pelo Programa Comunitário INTERREG.
Organizada pelo Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional e o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, esta iniciativa visa a promoção do debate sobre a denominada Cooperação Transfronteiriça de Segunda Geração e a apresentação do estudo que analisa a trajectória da cooperação transfronteiriça entre Espanha e Portugal e seu impacto no desenvolvimento regional nos territórios de fronteira.
A Conferência, cujas conclusões serão remetidas à Comissão Europeia, abrirá o processo de reflexão no conjunto dos territórios de fronteira entre Espanha e Portugal, assim como nas organizações que estão a desenvolver seu trabalho nesse âmbito e contará com a presença da Ministra das Administrações Públicas de Espanha, Elena Salgado e do Ministro do Ambiente e Ordenamento do Território de Portugal, Francisco Nunes.
Para além do CEI, integram o painel de Boas Práticas o projecto CTAG/CEIA Auto Cluster (Centro Tecnológico de Automoción de Galicia/Centro de Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel) e o projecto EET/E+Etic (Espaço de Excelência Transfronteiriço/ Educação + Tecnologias da Informação e Comunicação).