por Correio da Guarda, em 26.12.08
Na Galeria de arte do Teatro Municipal da Guarda continua patente até ao próximo dia 4 de Janeiro uma exposição que integra mais de duas dezenas de pinturas e esculturas de Günter Grass.
Para muitos, o nome Günter Grass está ligado apenas e só à literatura. Günter Grass foi prémio Nobel da literatura em 1999, mas para este artista alemão a escrita e a pintura estão intimamente ligadas. Günter Grass nasceu em Danzigue a 16 de Outubro de 1927.
Depois de uma aprendizagem como canteiro estudou entre 1948 e 1952 artes gráficas e escultura na Escola de Belas Artes em Düsseldorf com o professor Otto Pankok, e de 1953 a 1956 frequentou os cursos de escultura de Karl Hartung nas Belas Artes de Berlim. Neste mesmo ano foi editado o seu primeiro livro com poemas e gravuras “Die Vorzüge der Windhühner”.
Para Günter Grass, Prémio Nobel de Literatura de 1999, e um dos mais relevantes escritores da Alemanha pós-guerra, escrever e desenhar estão intimamente ligados. Junta-se assim aos duplos talentos da nossa época tais como Oskar Kokoschka, Alfred Kubin, Ernst Barlach, Hermann Hesse e Friedrich Dürrenmatt.
Os seus desenhos, aguarelas, gravuras e esculturas foram apresentados em numerosas exposições na Alemanha e muitos outros países nos últimos 50 anos. A sua obra está representada em importantes museus e colecções privadas, tais como as colecções Ludwig e Würth.
Günter Grass diz-se enquanto “artista visual, um académico” e “enquanto escritor, um não académico”.
A exposição tem entrada livre e pode ser visitada de Terça a Domingo.