Alojamento: SAPO Blogs
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Notícias da Guarda e região | Reportagem | Crónicas | Entrevistas | Apontamentos | Registos
A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, em colaboração com a Associação Transumância e Natureza, vai realizar, nos próximos dias 7 e 8 de Setembro, a V Festa da Transumância.
Este evento pretende valorizar e homenagear a transumância, bem como o sector da agricultura e da pecuária, dos mais importantes da comunidade rural da região, assim como, assinalar também a importância da criação de gado na economia local.
Durante dois dias, a aldeia histórica de Castelo Rodrigo vai vestir-se de sons, saberes e sabores da transumância, com uma feira de produtores, workshops, música, dança, jogos tradicionais e muita diversão.
A já habitual Rota da Transumância será dia 8 de Setembro, onde ovelhas, burros e cavalos, ao som de gaiteiros, partem numa caminhada da Freixeda do Torrão até Castelo Rodrigo.
O primeiro dia do evento é dedicado às Memórias e o segundo dedicado aos Saberes das Transumância. O fim-de-semana começa com uma caminhada à Reserva da Faia Brava, com ponto de encontro às 9.00h em Algodres, onde os participantes deverão levar almoço, pois haverá um momento de piquenique na natureza.
Entretanto, às 15.00h, no largo de São João em Castelo Rodrigo, dá-se início à Feira da Transumância, onde irão existir produtos em burel, artesanato tradicional e produtos agrícolas locais. A feira mantém-se até domingo ao final do dia.
Às 16.00h será aberto o espaço de memórias, com diversas apresentações ao longo da tarde, como é o caso do projeto “Arquivo de Memória do Vale do Côa” que fará uma apresentação de um diaporama com os pastores locais.
Rosa Pomar vai apresentar a sua recolha feita ao longo de todo o país, de tradições e ofícios da lã e Tiago Pereira vai apresentar o projeto nacional “Música portuguesa a gostar dela própria”.
O domingo, dia 8, começará com um ponto de encontro no campo das eiras na Freixeda do Torrão, às 9.00h; dali partirá o pastor, com as suas ovelhas, que vai guiar a Rota da Transumância até Castelo Rodrigo, ao som das famosas gaitas mirandesas.
A partir das 15h dá-se início às oficinas da transumância, onde o desafio será aprender a fazer queijo, a fiar a lã e a tecer, criando produtos tradicionais.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.