Nos próximos dias 21, 22 e 23 de Novembro vai ser apresentado no palco do Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda o espectáculo “Guarda: Rádio Memória”, integrado no programa comemorativo do 809º aniversário da cidade da Guarda.
A partir do “estúdio” da Rádio Altitude, um locutor conduz uma emissão especial sobre a Guarda que nos transporta para acontecimentos marcantes, divertidos e/ou trágicos da história da cidade. Uns que aconteceram, outros que poderiam muito bem ter acontecido e outros ainda que podem vir a acontecer…
Pela emissão vão desfilar personagens, heróis e anti-heróis, poetas e estudantes, almas do além e historiadores, figuras ilustres e não ilustres da cidade. Este é o fio condutor do espectáculo “Guarda: rádio memória” que, à semelhança do que aconteceu com “Guarda: paixão e utopia” (2006), pretende ser um espectáculo festivo e de celebração colectiva da cidade mais alta, que por esta data comemora o seu 809º aniversário. O espectáculo estreia no dia 21 e fica em cena, no Grande Auditório até 23 de Novembro. Uma emissão de rádio que é, no fundo, como refere o coordenador do espectáculo, Américo Rodrigues, a nossa vida como cidade.

Em palco, centenas de pessoas dão corpo a este espectáculo: «Grupos… escritores… actores… músicos… dançarinos… cenógrafos… figurinistas… produtores… técnicos… gráficos e tantos outros… — detentores da imaginação prodigiosa demonstrativa que não há impossíveis — desligaram descomplicómetros e aceitaram viajar sem: guarda-costas, nem cão de guarda e, muito menos, sem guarda-redes, neste acto mágico de afirmação artística. Todos juntos: guardámos cada um dos belos momentos que vivemos! Conservámos o prazer de inovar. Retemos cada afecto que sentimos! Vigiámos o castelo onde deitamos a criatividade! Abrigámos ideias e reinventámo-las! Cuidámos cada gesto e palavra para que sejam os mais convenientes! Protegemos a relação solidária! Fomos sentinelas atentas a não deixar entrar o pessimismo. Fomos ao dicionário e verificámos ter acatado a maior parte das definições, que nele vêm mencionados, do substantivo: Guarda», refere José Rui Martins, o encenador do espectáculo.
Guarda: rádio memória é uma co-produção do Teatro Municipal da Guarda e do Trigo Limpo - Teatro ACERT para a Câmara Municipal da Guarda a propósito do 809º aniversário da cidade da Guarda.
O espectáculo tem a coordenação geral de Américo Rodrigues, e dramaturgia de Américo Rodrigues e José Rui Martins a partir de textos de Américo Rodrigues, António Godinho, Helder Sequeira, Honorato Esteves, José Rui Martins, Norberto Gonçalves, Osório de Andrade e Rui Isidro. A encenação é de José Rui Martins, a direcção musical é de César Prata e a cenografia é da autoria de Marta Fernandes da Silva e Pedro Santos, com a colaboração do Teatro e Marionetas de Mandrágora.
A assistência de encenação é Raquel Costa e Ruy Malheiro e o vídeo é da autoria de Meca (RM 21) e Zito Marques.
Este espectáculo conta ainda com a participação dos Alunos do curso de Animação Sócio-cultural do IPG, do Aquilo Teatro, da Associação Cultural Copituna d’ Oppidana, das Associações Culturais e Desportivas da Vela e do Jarmelo, da Associação Cultural, Social e Recreativa da Sequeira, da Associação Despertar do Silêncio, da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Rapoula, do Centro Cultural da Guarda, do Centro Cultural e Desportivo de Aldeia do Bispo, do Centro Social e Juvenil de Vila Fernando, do Clube de Montanhismo da Guarda, do Grupo “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçainhas, do Grupo de Cantares de Arrifana – Associação Cultural, do Grupo Coral Pedras Vivas, do Grupo de Cantares de S. Miguel “A Mensagem”, do Grupo de Teatro Almansor, do Grupo de Teatro Transumante – A.C.R. de Fernão Joanes, d' “Os Barrelas” Grupo de Concertinas de Videmonte e do Rancho Folclórico de Videmonte.