Alojamento: SAPO Blogs
Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Na Casa da Cultura de Seia vai decorrer, de 11 a 18 de Outubro, a 20ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.
A este festival concorrem cerca de quatro centenas de filmes, de todo o mundo.
O Festival que é organizado pelo Município de Seia, voltou a despertar grande interesse e entusiasmo por parte de realizadores de todo o mundo que enviaram os seus trabalhos para as várias secções a concurso.
O júri de pré-selecção está agora a ultimar a escolha dos melhores para a competição Internacional - longas, médias e curtas-metragens; séries e reportagens televisivas; competição Lusófona - longas, médias e curtas-metragens, que inclui uma competição regional.
O CineEco, que cumpre este ano a sua 20ª edição, entre as várias novidades que prepara para a edição deste ano, destaca a organização de uma cimeira de realizadores de festivais de cinema ambiental de todo o mundo, uma conferência sobre temas ambientais da actualidade, bem como a realização de um documentário sobre os 20 anos do festival, para apresentar na sessão de abertura e passar num canal televisivo.
Este certame tem como principais objectivos a reflexão e apelo à intervenção em matéria de preocupações ambientais e de sustentabilidade; proporcionar ao público da região bons filmes, procurando envolver em simultâneo a comunidade local e ainda reforçar a notoriedade de Seia, enquanto território de montanha de grande potencial turístico e ambiental, no interior de Portugal.
O Dia Mundial da Fotografia é hoje assinalado.
Esta evocação assenta na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico que foi desenvolvido, em 1837, por Louis Daguerre. Posteriormente, em Janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo e a 19 de Agosto, desse mesmo ano, o Governo francês considerou a invenção de Loius Daguerre como um presente "grátis para o mundo".
De referir, também, que outro processo fotográfico - o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot - contribuiu para que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.
No Instituto Politécnico da Guarda vai realizar-se, a 24 e 25 de Outubro de 2014, o IV Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto.
O prazo para submissão de comunicações está a decorrer até ao próximo dia 15 de Setembro.
Os interessados podem obter mais informações aqui.
O Instituto Politécnico da Guarda vai promover, a 30 de Outubro de 2014, o III Fórum sobre Toponímia.
É objetivo do IPG incrementar o estudo/divulgação através de diversificadas e distintas perspetivas que propiciem a Guarda da memória e um melhor conhecimento da toponímia, no distrito.
A submissão de comunicações deve ser feita até 12 de Setembro; os interessados em participar devem efetuar a sua inscrição até 10 de Outubro.
Mais informações aqui.
O Museu da Guarda vai assinalar a 19 de Agosto, em colaboração com o Fotoclube da Guarda, o Dia Mundial da Fotografia.
No âmbito da efeméride será realizado um Photo Papper sob o olhar de António Correia.
Assim, até 17 de agosto, os interessados devem inscrever-se através do endereço de email: mguarda@drcc.pt
Serão fornecidas a cada participante seis fotografias, pertencentes à coleção António Correia e subordinadas à temática da cidade da Guarda.
A participação requer o envio de seis fotografias com a mesma perspetiva, ângulo e local dos selecionados pelo fotógrafo António Correia. “Pretende-se que os participantes conheçam a cidade da Guarda entre os anos 1930 e 1950, através da objetiva de António Correia e seja notória a passagem do tempo, através dos disparos da sua própria objetiva/olhar”.
De referir que no dia 19 de agosto, a partir das 20 horas, serão projetadas as fotografias da autoria de António Correia, onde serão reveladas “histórias intrínsecas a cada lugar, comparadas com as diferenças subjacentes nas fotografias” enviadas pelos participantes.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.