O Teatro Municipal da Guarda (TMG) e o Síntese - Grupo de Música Contemporânea vão promover, a partir de 18 de Outubro, a terceira edição do Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda.
Esta edição inclui no programa três estreias absolutas com encomendas aos compositores Christopher Bochmann (Canzona II), pela Câmara Municipal da Guarda; Amílcar Vasques Dias (Em terra), pelo TMG e José Carlos Sousa (Ecos de Jerusalém), pelo Síntese – Grupo de Música Contemporânea.
Para além das interpretações do Síntese – Grupo de Música Contemporânea, o ciclo contará também com os Performa Ensemble, interpretando obras de Isabel Soveral, Evgueni Zoudilkine, António Chagas Rosa, Sara Carvalho e João Pedro Oliveira.
O ciclo Síntese arranca, no Pequeno Auditório, a 18 de Outubro com o grupo Performa Ensemble. O colectivo de Aveiro apresenta neste programa o resultado de um desafio lançado aos compositores do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro de revisitarem diferentes estilos da música não erudita com o fim de produzirem composições originais. Assim, João Pedro Oliveira trabalha sobre a música enérgica de Frank Zappa, António Chagas Rosa propõe uma leitura dos "Blues", Sara Carvalho (de)compõe sobre os conceitos tonal/atonal, Isabel Soveral faz uma incursão no Jazz a partir de um tema original de Manuel Lourenço, e Evgueni Zoudilkine inspira-se em padrões rítmicos do jazz e da música popular, integrando-os na sua linguagem musical.
De referir que todas as obras foram compostas especialmente para este projecto.
Segue-se, já no mês de Novembro, no dia 1, o grupo homónimo do ciclo, cujos solistas apresentam no Pequeno Auditório um percurso em torno do elemento teatral na música de câmara contemporânea. A postura tradicional do músico em cena é um dos princípios que foi alvo de questionamento e de reconstrução nas vanguardas musicais. Para além da comunicação do gesto musical, para lá da necessária comunicação expressiva dos sons, os compositores exigem, frequentemente, aos músicos que sejam mesmo (quase) actores.
A fechar o ciclo, no dia 14 de Novembro, vai estar novamente o Síntese – Grupo de Música Contemporânea, com as já referidas três estreias absolutas: Canzona II, de Christopher Bochmann, Em terra de Amílcar Vasques Dias, e "Ecos de Jerusalém", de José Carlos Sousa.