Alojamento: SAPO Blogs
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Notícias da Guarda e região | Reportagem | Crónicas | Entrevistas | Apontamentos | Registos
O Arquivo Distrital da Guarda, em parceria com a Guarda Digital, disponibilizou, recentemente, um portal dedicado à “Primeira República na Região”.
Embora esteja já acessível aos interessados, este portal será inaugurado em breve. Pretende ser um sítio em permanente (re)construção de conteúdos, aceitando contributos externos.
“Está aberto à disponibilização de fontes em formato digital, assegurado as entidades coordenadoras do projecto os meios tecnológicos e técnicos necessários à sua reprodução e à disponibilização de tais fontes e conteúdos através deste sítio na internet”, esclarece Levi Coelho, director do Arquivo Distrital da Guarda.
Este projecto (www.arquivo.guarda.pt) surgiu no âmbito da comemoração do centenário da república, tendo em vista “a divulgação e a promoção do acesso às diversas fontes de informação que permitam melhor conhecer o impacto da implantação do regime republicano na evolução histórica das diversas comunidades do distrito da Guarda”.
O Director do Arquivo Distrital da Guarda salienta que “tais fontes, se quisermos, tais informações, estão dispersas por uma multiplicidade de entidades públicas e privadas”, nomeadamente arquivos históricos, arquivos de entidades públicas activas, arquivos de família, de associações, museus, ou bibliotecas. “Materializaram-se tais informações, provavelmente, em suportes e por processos diversificados – o documento escrito, a fotografia, a publicação monográfica ou periódica, a obra de arte, o registo sonoro, a peça museológica, ou outros”.
Para Levi Coelho, embora a dispersão e o desconhecimento da existência dessa informação constitua um “obstáculo ao conhecimento e à contínua reconstrução da nossa história”, a tecnologia actual associada às potencialidades da internet pode contribuir para “tornar acessível o que está inacessível”.
Neste portal vão estar disponíveis documentos, imagens, páginas de jornais do período da primeira República, biografias de personalidades, indicação de trabalhos editados e ligações para outros sítios com interesse para os potenciais utilizadores.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.