Alojamento: SAPO Blogs
Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A obra Os Forais de Pinhel foi recentemente apresentada naquela cidade, com edição da Câmara Municipal.
No livro são reproduzidas duas das três cartas de foral atribuídas a Pinhel: o foral de 1209, outorgado por D. Sancho I (mais tarde confirmado por D. Afonso II e depois por D. Dinis), e o Foral de 1510, mandado lavrar por D. Manuel I e confirmado em 1684 por D. Pedro II.
A edição deste trabalho contou com a colaboração de Paula Pinto Costa, docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, António Ruas, trata-se de um livro «com um significado muito especial para Pinhel e para os pinhelenses». O autarca evidenciou o trabalho daquela docente universitária, através do qual se viabilizou um maior conhecimento „sobre Pinhel e os seus costumes».
Paula Costa referiu, no decorrer da apresentação, que os forais «são património de todos e, como tal, temos a obrigação de os conservar e de os dar a conhecer».
Aquela investigadora diria depois que «os forais de Pinhel reflectem, sem dúvida, a história desta região da Beira, mas também são elementos que ajudam a explicar fenómenos à escala nacional. Neste sentido, estudá-los equivale a reflectir sobre a história de Portugal, em geral, e sobre a de Pinhel, em particular».
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.