Alojamento: SAPO Blogs
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Notícias da Guarda e região | Reportagem | Crónicas | Entrevistas | Apontamentos | Registos
No Centro de Estudos Ibéricos (CEI) estão abertas, até ao próximo dia 22 de Setembro, as candidaturas para a sexta edição do Prémio Eduardo Lourenço.
Instituído pelo CEI, com sede na Guarda, este galardão pretende distinguir personalidades ou instituições, de língua portuguesa ou espanhola, que tenham sido protagonistas de uma intervenção relevante e inovadora no âmbito da cooperação e no domínio das identidades, das culturas e das comunidades ibéricas.
O prémio, no montante de dez mil euros, será atribuído por um júri constituído pelos membros da Direcção do Centro de Estudos Ibéricos) e por mais oito personalidades sendo, no presente ano, presidido pelo Reitor da Universidade de Salamanca.
Recorde-se que na primeira edição o Prémio Eduardo Lourenço foi entregue à docente universitária e ensaísta Maria Helena da Rocha Pereira, “pela sua intensa actividade pedagógica e científica nas áreas da Cultura Clássica Greco-Latina e enquanto promotora da identidade e da cultura das comunidades ibéricas”.
Em 2006, o Prémio foi atribuído ao jornalista Agustín Remesal, atendendo ao seu trabalho literário e profissional ligado a Portugal e a Espanha, incidindo nas culturas e identidades fronteiriças.
No ano seguinte este galardão foi atribuído à pianista Maria João Pires, considerando a sua “dimensão criativa e percurso artístico, pelo trabalho na divulgação da música, pela dimensão humanista, pelo empenho em causas sociais, as preocupações educativas e o interesse que tem demonstrado na cooperação e intercâmbio cultural” entre Portugal e Espanha, através do desenvolvimento de projectos comuns, com particular realce para os que têm tido lugar na região raiana.
O Poeta Ángel Campos Pámpano seria o galardoado de 2008 enquanto no passado ano, o Prémio foi atribuído ao Prof. Jorge Figueiredo Dias (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra).
Os interessados podem consultar o regulamento deste Prémio em www.cei.pt.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.