por Correio da Guarda, em 14.02.10
Na Guarda vai realizar-se amanhã, 15 de Fevereiro, o “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo”, espectáculo que se tem assumido como o cartaz de Carnaval da mais alta cidade portuguesa e atraído milhares de pessoas.
A animação carnavalesca, que antecede o espectáculo, propriamente dito, terá lugar a partir das 21.30h, com um cortejo cujo início está marcado para a Alameda de Santo André.
Trata-se de um espectáculo comunitário e de expiação – que a Culturguarda produz para a Câmara Municipal – onde vão desfilar centenas de participantes oriundos de várias colectividades do concelho da Guarda e, por outro lado, actores, músicos e animadores profissionais.
Este espectáculo comunitário conta com a participação da Companhia Kull D’Sac de Valladolid (Espanha), o Maracaibo Teatro de Alicante (Espanha), a Trupilariante – Companhia de Teatro-Circo (Lisboa) bem como a Banda Filarmónica de Vila Nova de Tázem, que interpretará com um reportório de marchas fúnebres.
No desfile seguirá o Galo do Entrudo, o culpado por todos os males e injustiças acontecidas ao longo do último ano e que, após o julgamento a realizar na Praça Velha, acabará por arder na fogueira, “libertando o povo de todos os males”.
No final do julgamento, e após a morte do galo na fogueira, o público presente será convidado a apreciar uma reconfortante canja de galinha, aliás tal como aconteceu no passado ano.